O que aconteceu ao Homem de Aço? – Comic Review / Crítica

alanmoore-superman-malditosinvasores

Alan Moore mais uma vez mostra ao mundo o quanto ele é bom, dando um respeitadíssimo final à historia do Homem de Aço.

Em meados dos anos 80′, Julius Schwartz – editor do homem de aço por muitos anos – estava dando adeus ao seu personagem, tendo em vista que todo o Universo DC estava sendo remodelado pelo evento Crise nas infinitas Terras. Com isso Julius viu uma chance de escrever o “grand finale” para seu período sob o comando do personagem em Super & Action Comics. Mas, ai que começam a surgir questões como; quem ira escreve-la e quem será o quadrinista responsável pela arte dela?

Então, em busca de respostas para as suas questões ele chegou a conclusão que só um único homem poderia desempenhar o papel de retorista dessa futura revista e ele seria ninguém menos que Jerry Siegel – criador do personagem – que estaria na Comic Con daquele mesmo ano. Porem, o destino pregou uma peça nele. Devido a problemas legais que, por causa de agenda (e também de processo, Já que ele queria o dinheiro que a DC nunca o pagou por seu trabalho) eles não puderam trabalhar juntos.

Perdido em pensamentos é triste por encontrar tal barreira para o seu projeto, Jerry foi tomar um café com o já mundialmente conhecido Alan ‘Maior roteirista de todos os tempos’ Moore. Nesse café Jerry contou a Moore todo o trabalho que ele estava tendo para escrever à ultima edição de sua carreira na DC e como ele não encontrava um roteirista certo. E eis que Moore se levantou da cadeira e simplesmente esganou o homem:

“Na manhã seguinte, ainda me perguntando o que fazer, acabei tomando café Alan Moore. Então contei a ele sobre minhas limitações até que ele, literalmente, se levantou da cadeira, colocou as mãos no meu pescoço e disse ‘Se deixar alguem além de mim escrever essa historia, eu te mato’ já que não queria provocar o meu próprio assassinato acabei concordando” – Julius Schwartz, editor quase definitivo do Superman.

Ha ha, grande moore!

Joanne Siegel com Jerry Siegel e Joe Shuster.

O enredo; aqui é basicamente o que eu descrevi alguma parágrafos acima. Jerry Siegel queria um fim para à historia do Super, de modo que também representasse o seu fim sob o comando do personagem. Então, nada mais justos do que atar todas as pontas soltas como: Lois Lane chegou a descobrir que Clark Kent era o Superman? Eles chegaram a se casar? O que aconteceu com Jimmy Olsen, Perry White e todos aqueles vilões? Ou seja “This is the end, my friend”.

Falando agora da HQ em si. Em incrível como basta por um excelente roteirista num bom personagem que tudo fica muito mais claro. personagem são descritos de forma mais “entendível” e vilões agem da forma como eles PRIMEIRAMENTE deveriam ter agido. Tudo nessa Graphic Novel está em uma nível maior, até mesmo aqueles que nunca gostaram do personagem vão gostar do andamento e desfecho dessa épica historia. Moore amara tudo de uma forma tão bem colocada e se toma de uma licença poética que você não faz nada, além de aplaudir.

Os vilões aqui, magicamente, resolvem por um fim nessa contenda inferna da qual eles travam contra o Homem de Aço. Fim dos quais são primorosamente bem executado pelo roteirista da revista que não desperdiça nada.

Tirando os heróis. As pessoinhas na imagem são membros importantes da revista do azulão.

Claro que eu não posso esquecer de comentar algumas pequenas passagens da HQ. Tais como o momento em que o Superman percebe o sentido do presente que ele recebe da Legião da Justiça que vem do futuro, que torna à historia bem angustiante. O plano final dos vilões que faz os leitores já antigos amarem o termino de cada, o trágico final do Krypton e claro a épica “piscadela” do final.

A arte; das três historias estão ótimas, ainda mais por que – aparentemente – a PANINI deu uma melhorada por meio digital na revista. O que deixa as cores e os traços mais bem acentuados dos que eles já são. Eu mencionei que o mestre Dave Gibbons também está aqui? Sim ele está, como sempre mandando vê na arte dele ficou amplamente conhecida por meio de Watchman e V de Vingança. É praticamente impossível falar algo de ruim de tamanha arte empregada pelos artistas que são completadas com cores tão vibrante e lindas, esse sim é um trabalho de primeira.

Uma outra coisa legal é que elas se parecem tanto artisticamente que aparentam serem continuações, o da um peso maior a uma Graphic Novel como essa. Parabéns a PANINI pelo lançamento, mas eu ainda ainda estou de olho…

Pera ai! Leva o Batman com você!

No mais, Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço? é uma HQ da qual não pode faltar em sua coleção, independe de qual editora seja a sua favorita, já que alguns finais valem a pena ser lidos. Como sempre mestre Alan Moore nos mostra o quanto ele é um roteirista de maior nível ao da um fim muito honrado e romântico ao final da historia de vida desse que é um dos primeiros e maiores personagem das historias em quadrinhos.

Está esperando o que homem!? Corre atrás dessa HQ o quanto antes, it’s the end my friend.

  • Roteirista: Alan Moore.
  • Quadrinistas: Curt Swan, Dave GibbonsRick Veitch, George Pérez, Al williamson e Kurt schaffenberger.
  • Coloristas: Gene D’Angelo, Tom Ziuko Tatjana Wood.
  • Editor original: Julius Schwartz.
  • Tradução: Jotapé Martins e Fabiano Denardin.
  • Letras: Silvia Lucema e Denise Araujo.
  • Editor: Bernado Santana.
  • Ano: EUA – 2006Brasil – 2013. 

9,5/10

Anúncios

Um comentário em “O que aconteceu ao Homem de Aço? – Comic Review / Crítica

  1. Roger disse:

    Realmente um verdadeiro clássico obrigatório em qualquer estante. Só não gosto muito que a Panini lance encadernados com tamanhos diferentes. Poderiam padronizar todos, ou no tamanho DeLuxe ou no tamanho grande, tipo Watchmen e Cavaleiro das Trevas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s