TOP 10: Bandas dos anos ’80

top10-anos80

Acordei hoje com vontade de ser polemico.

Olá caros leitores de todos os castos nefastos desse país! Depois de vários “episódios” de TOP 10 voltados para os quadrinhos, hoje eu resolvi volta as raízes; é nada melhor do que nos focarmos na era de prata do rock, sim, os anos ’80.

Antes de tudo tenho que lembra-los que isso aqui não se trata de um top 10 para bandas de Heavy Metal, Black Metal, Hard Rock, Capiroto Metal ou afins. No caso eu irei tratar todas as bandas como simplesmente “bandas de rock”. Então, desde já esteja avisado… e não cague pelos dedos nos comentários.

10-Warlock

Então senhores, a primeira banda da qual comento aqui é: Warlock ou, simplesmente, Doro como passou a ser conhecida hoje em dia. A banda foi basicamente uma das precursoras do Heavy Metal na Alemanha muito antes dos Ingleses ou dos Americano começarem a tomar contar do estilo. Entre os seus albuns sucessos estão Hellbound, True as Steel e triumph and agony.

Um grande “detalhe” sobre essa banda é que ela foi  – de certa forma – a primeira banda de Heavy Metal à usar uma vocalista feminina com sucesso.

09-vanhallen

Van Halen é uma banda de rock norte-americana que foi formada em 1974, fundada pelos irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen. Van Halen rapidamente chegou à fama com seu primeiro álbum… de mesmo nome, em 1978 e é amplamente considerada como um marco nas vendas de rock nos EUA.

Eu tenho que confesar que nunca fui muito chegado à essa banda, alias, tenho até um certo preconceito com quem gosta. Mas, segundos os “especialistas” do assunto ele representa um marco para industria.

08-U2

Apresentar essa banda é um tanto quanto necessariedade na minha opinião, alem de ser uma das bandas americana mais famoso do mundo também é uma das que mais vendeu CD’s. O U2 foi formado no Mount Temple Comprehensive School quando os membros eram ainda adolescentes e com conhecimento musical limitado, após quatro anos, eles assinaram com a gravadora Island Records e lançaram seu álbum de estreia, Boy (1980). Em meados da década de 1980, tornaram-se uma banda de sucesso internacional. Foram mais bem sucedidos com suas performances ao vivo do que com a venda dos álbuns, até lançarem o álbum The Joshua Tree (1987).

De certa forma a banda foi uma das responsáveis pela “popularização” do gênero Rock, já que ela nunca teve um estilo muito pesado fazendo assim as musicas serem bem aceitas pelo publico em geral. Alem disso, foi por meio dela que muita gente começou a curti o gênero e correr atrás de outras bandas, criando assim uma nova geração de “rockeiros”.

07-thecure

The Cure é uma daquelas bandas que moldaram o mundo à sua imagem, tudo isso porque eles foram os precursores do movimento Gótico nos anos ’80, alem do mais, quem não se lembra de um garoto ou garota gótico que sempre surgiam em filme da época? Isso mesmo até o cinema foi invadido por eles.

Momento Historia:

O “gótico” nos anos ’80, de certo modo, não tinha essa conotação ainda; para à banda que o criou eles eram apenas Pós-Punk. Isso porque depois que o Punk esfriou tanto na America quanto na Inglaterra novos gêneros musicais começaram a nascer para suprir o “fim” do movimento que o joão gordo traiu, até mesmo hoje em dia eles não se aceitam muito bem como uma banda de tal gênero:

 “não somos categorizáveis. Suponho que fossemos pós-punk quando aparecemos, mas na totalidade é impossível. Eu só toco ‘música Cure’, seja lá o que isso for.

Ou seja, sim, Robert Smith precisa tomar umas belos socos na cara para deixar de ser esnobe… se bem que todos os ingleses são assim.

Siouxsie Sioux do Siouxsie & the Banshees, outra percursora do movimento.

Bem, o que estou querendo dizer que esse papo todo é que o The Cure foi tão grande que acabou por influencia um novo movimento social, alem do que eles possuem excelentes musicas e são excelentes interpretes.

06-depeche

Agora sim o negocio ficou bom! Uma de minhas bandas prediletas Depeche mode foi criado em 1980 no Essex (cidade do sexo?), Inglaterra. Oficialmente ela é uma banda de música eletrônica, porém já se reinventou varias vezes.

Se vocês não conhece a banda se mate eu vou fazer vocês não só conhece-la como também respeita-la, veja só o porque: É considerado uma enorme influência para diversas bandas de pop e rock atuais como Smashing PumpkinsLinkin ParkLacuna Coil e Deftones. Possuindo também uma lista de fãs ilustres como Marilyn MansonTrent Reznor (do Nine Inch Nails), Scott WeilandAmy LeeRobert Smith (olha só quem está aqui!), Johnny Cash.

Como fã da banda eu classificaria ela como uma banda “Pós-Punk Eletro-gótico-alternativo industrial” é assim me faltariam palavras para descreve-la bem.

Sucesso? Ponha ai as famosas Wrong, Enjoy the silence, It’s no good, Walking In My Shoes, Freelove, Only When I Lose MySelf, Strangelove, A Pain That I’m Used To, Useless e Home.

Isso sem contar que o novo álbum dos caras está… titânico!

oshomi

Se fosse uma banda brasileira se chamaria “Os homi”.

A banda foi criada em 1977 e teve influências do reggaepunk e do jazz, é considerada uma das melhores bandas da década de 1980 e gravou grandes sucessos, como “Roxanne”, “Every Breath You Take”, “Message In A Bottle” e “Every Little Thing She Does Is Magic”.

O Police assinou com a gravadora A&M em 1978, lançando o single “Roxanne“, que não obteve grande sucesso. Já o segundo single “Can’t Stand Losing You“, conseguiu ficar entre os 50 mais vendidos da parada britânica. No verão de 1978, eles saíram em excursão pelos EUA, sem nenhum disco como suporte, atravessando o país em uma van alugada e tocando com equipamento alugado.

Em 1978 foi lançado Outlandos d’Amour que começou uma escalada lenta ao Top 10 britânico e ao Top 30 americano. Imediatamente depois de seu lançamento, o grupo começou uma excursão britânica, lançou o single “So Lonely“. Em 1979, o relançamento de “Roxanne” alcançou o 12º lugar nas paradas britânicas e 23º nos Estados Unidos, levando o disco Outlandos d’Amour ao sexto lugar. “Can’t Stand Losing You” chega a ser número 2 na Inglaterra. No verão de 1979, Sting apareceu em Quadrophenia, um filme britânico baseado no álbum do The Who de mesmo nome; mais tarde nesse ano, ele atuou em “Radio On”.

Tudo via Wikipedia porque eu não manjo nada de The Police. Talvez, a unica coisa que eu considera mega importante sobre a banda é ela ter influenciado o nascimento de ícone da cultura pop e dos quadrinhos, o senhor Constantine.

metallica

A grupo em questão aqui já foi considero diversas vezes a melhor bandas dos EUA, o que já diz muito sobre ela. O Metallica foi formado em Los Angeles, Califórnia, no início de 1981 quando o baterista Lars Ulrich colocou um anúncio num jornal de Los Angeles—The Recycler—que dizia “Baterista à procura de outros músicos de metal para jam com Tygers of Pan Tang, Diamond Head e Iron Maiden”. Os guitarristas James Hetfield e Hugh Tanner responderam ao anúncio. Embora ele não tivesse formado uma banda, Ulrich perguntou para o fundador da Metal Blade Records Brian Slagel se ele podia gravar uma canção para a próxima compilação da gravadora intitulada Metal Massacre. Slagel aceitou e Ulrich recrutou Hetfield para cantar e tocar guitarra.

Em 2003, a formação passou a consistir no guitarrista principal Kirk Hammett, baixisto Robert Trujillo (membro desde 2003), bem como Hetfield e Ulrich. Antes de chegar à sua formação actual, a banda teve vários membros: guitarrista principal Dave Mustaine (muita polemica aqui, muita!), e o baixistas Ron McGovney, Cliff Burton e Jason Newsted.

A banda ganhou uma crescente base de fãs na comunidade de música underground, e alguns críticos dizem que o lançamento de 1986 Master of Puppets é um dos álbuns de thrash metal mais influentes e “pesados”. A banda alcançou um substancial sucesso comercial com o seu álbum auto-intitulado de 1991, que estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Alguns críticos e fãs acreditavam que o estilo musical da banda mudou de sentido apelando para o público mainstream.

Entre os ultra megas sucesso, podemos destacas aqui os hits: One, Enter Sandman, The memory Remains e Master of Puppets, alem de The unforgiven.

guns

Guns, guns, guns o que séria os anos 80 sem o guns. A banda americana de hard rock foi formada em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, em 1985. A banda já vendeu 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. O seu álbum de estréia em 1987, Appetite for Destruction  vendeu cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo, sendo certificado 17 vezes platina pela RIAA(Associação da Indústria de Gravação da América).

Bem, essa foi uma daquelas bandas que me mudaram completamente. Obvio que eu não acompanhei os primeiros anos da banda, porem, lá em 2001 (eu com 8 anos). Ouvi a banda pela primeira vez e passei a ser uma apreciador do “som”. Não cheguei a virar fã porque eu na época estava me iniciando em muitas bandas mas em 2008 (depois de uma era nas trevas) eu comecei a gostar muito da banda e amar o Hard Rock, o que é engraçado, porque logo deixei ela de lado mais uma vez e me tornei “seguidor” de Angus Young. Então, essa foi minha rápida historia com a banda do senhor axel.

Appetite for Destruction foi lançado em julho de 1987 e se tornou em pouco tempo o primeiro disco de estréia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas e também foi o disco de estréia que mais vendeu na história do rock, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente dos Estados Unidos. À medida que o disco vendia mais e mais, a banda prosseguia com seus shows, abrindo para bandas maiores como Iron Maiden e Rolling Stones, e posteriormente encabeçando seus próprios shows. Axl inclusive gravou sons pornográficos para colocar na música “Rocket Queen”. Hoje conhece-se que os gemidos nessa música provém do ápice de uma gravação real de uma tarde de sexo entre Axl e a namorada na época de Steven Adler.

Foi aclamado pela crítica, mas o álbum e seu primeiro single, “Welcome to the Jungle”, ficaram um bom tempo sem muita exposição, quase um ano, até que David Geffen pediu a MTV para transmitir o videoclipe da música. Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada, logo o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora. O segundo single, “Sweet Child o’ Mine”, foi ainda mais bem-sucedido, e quando o terceiro, “Paradise City”, foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas.

godsofrock

A maior banda de rock de todos os tempos? Talvez sim. O AC/DC foi formado em Sydney, Austrália em 1973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young. A banda é normalmente classificada como hard rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal (mamãe!)  juntamente com bandas como Led ZeppelinBlack SabbathThin LizzyJudas Priest e Deep Purple. No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música como o bom e velho rock and roll.

A banda já vendeu mais de 150 milhões de cópias em todo o mundo,incluindo 71 milhões somente nos Estados Unidos. Back in Black vendeu cerca de 43 milhões de cópias mundialmente, do quais 22 nos Estados Unidos, fazendo dele o 2º álbum mais vendido de todos os tempos e o 5º mais vendido nos Estados Unidos. AC/DC ficou em quarto na lista da VH1 dos “100 Maiores Artistas de Hard Rock” e foram considerados pela MTV a 7ª “Maior Banda de Heavy Metal de Todos os Tempos” e em 2004, a banda ficou em 72º na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos” feita pela revista Rolling Stone.

AC é uma daquelas bandas da qual você é impossível não gostar, as musicas são simples e o som é ensurdecedor (num bom sentido), tudo é puro ritmo e você não consegue se controla ao ouvir uma “Rock n Roll Train” por exemplo.

Um grande detalhe sobre essa lendária banda é ouve uma grande mudança nela ocasionada pela morte prematura de Bon Scott. Algumas cheram a dizer que a banda pararia ali, mas o show tem que continuar e Brian Johnson entrou metendo o pé na porta e dando socos na cara do mundo. A banda mais uma vez decolou com força total.

iron

We are the champions, my friends, And we’ll keep on fighting… ‘Till the end. Sim, temos campeões e eles são os melhores no que fazem; Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal).
Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood. Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy por “El Dorado”. A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos, assim, sendo considerada pela MTV a 4ª maior banda de heavy metal de todos os tempos.
A música do Iron Maiden no geral mescla o peso do heavy metal com a velocidade do punk rock. O som é baseado em riffs de guitarra e linhas de baixo galopantes, com notas rápidas em sucessão. Muitas canções são longas e possuem diversas mudanças de estilo na música, com um casamento entre letra e instrumental.
Agora para o haters do iron eu só digo uma coisa: conte nos dedos todas as musicas de sucesso da banda… se você tiver dedos o suficiente para isso.
Notas do editor:
  • Terminei de editar esse top no mesmo dia em que estava a mais de 48 horas acordado, por causa da insonia (aquela piranha).
  • Foram feitas 22 revisões no post.
  • Faltaram muitas bandas.
  • Esse post será editado muitas mais vezes.
  • Fazer isso é mais difícil do que parece.
  • Isso ficou tão grande que quebrou a formatação do blog.
Obrigado a todos e até a próxima …ou não!
Anúncios

5 comentários em “TOP 10: Bandas dos anos ’80

  1. Monique disse:

    Que top 10 maravilhoso!!!!! Só bandas excelentes por mim só de mencionar DM …. já podia parar por aí hahahhah ….Sou apaixonada por Depeche Mode e fico pasma como muita gente ainda não conhece (tenho pena)!!!!!Essa é a minha primeira vez no blog e já estou adorando!!! Parabéns pelo conteúdo

  2. Rayza disse:

    E tem gente perguntando, o que vc de 13 anos tá fazendo nesse post??

  3. A banda U2 não é americana e Irlandesa,kkkkkk

  4. Marcos disse:

    U2 banda americana? Tá sabendo pra caramba, hein?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s