Rádio Pirata #19 – Tuatha de Danann

rp19

Uma das bandas brasileiras de maior sucesso nos anos 2000, os mineiros do Tuatha de Danann estampam as páginas da Rádio Pirata de hoje!

Fundada pelo conhecidíssimo multi-instrumentalista (e especialista em folclore e lendas de tudo quanto é país, principalmente celta) Bruno Maia e pelo guitarrista/backing vocals Rodrigo Berne, o Tuatha foi pioneiro do Folk Metal no Brasil, cuja line-up clássica ainda contava com Giovani Gomes no baixo, Rodrigo Abreu na bateria e Edgard Britto nos teclados. Ainda contava com o uso de instrumentos como bandolim e flauta.

Arrancando elogios de crítica e público desde a primeira demo, em 1996, os mineiros lançaram três discos, sendo o último (Trova di Danú, 2004) o melhor de todos. Depois deste, apareceram no Programa do Jô, tocaram no CCSP, no Wacken Open Air (fato este que deu muito reconhecimento ao grupo), entre outros, e lançaram um DVD acústico que chegou no mercado em 2009.

Em 2010 Bruno Maia decide “congelar” a banda e se focar em projetos paralelos (*cof, cof* carreira solo – algo que Berne sempre afirma que começou desleixo do frontman em continuar a tocar a banda pra frente), levando consigo Rodrigo Abreu. Berne, por outro lado, pega para si Giovani Gomes e um antigo baterista do Tuatha chamado Wilson Melkor, entre outros, e forma o Tray of Gift, cujo álbum auto-intitulado foi lançado ano passado e ainda remete ao som do Tuatha.

Nesse ano a banda se reuniu com a formação original e voltou à ativa, fazendo algumas apresentações e até tocaram no festival Roça ‘n’ Roll, e rumores circulam que as gravações de um novo álbum estão para começar.

1372087799

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s