Trumbo: Lista Negra – Crítica

trumbo01-malditosinvasores

A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.

Desembarcando um pouco tarde no brasil, o longa “Trumbo: Lista Negra” é um drama biográfico sobre Dalton Trumbo. Um dos principais roteiristas dos anos 50 à 6o que durante a famosa “caça as bruxas” do macartismo se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso.

Trumbo passou pelo inferno durante esse período negro da historia americana, momento de sua vida ao que o filme explora. Em sua época ele escreveu os mais rentáveis e bem sucedidos filmes da indústria, mas nada disso bastou para ele não ser acusado de ser um espião comunista (sendo ele um membro do partido), o que também acabou por arrastar para os tribunais diversos amigos roteiristas e familiares.

Todo o roteiro do filme é uma obra incrível, discutindo todos os podres dos atores, produtores e estúdios da época que observavam o comunismo como uma “ameaça” ao modo de vida americano e até mesmo sobre o que os próprios americanos pensavam sobre o atual período de hegemonia americana (já que se sentiam os principais vencedores da segunda grande guerra) com toda sua falsidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar do roteiro ser um deslumbre, a direção do filme é morna. O diretor Jay Roach não chega a pecar na direção, mas também não é primoro. A fotografia do filme é boa, os figurinos – como não poderiam deixar de ser – completam muito a ambientação do filme, mas no geral não temos nada na produção que vá chamar muita atenção do publico. Apesar de que; em alguns momentos do filme são mostradas cenas originais de filmes como “Spartacus” e “Arenas Sangrentas” (The Brave One) que acabam por agregar um valor maior ao filme.

No final das contas Trumbo: Lista Negra não é apenas um filme, mas o retrato de uma época é eventos que os fãs do cinema e até mesmo o próprio povo nunca deve se esquecer. Eles foram acusados, presos e sofreram por algo que não é nem nunca foi um crime, não fazer do mesmo sistema politico pregado como o certo pelo seu governo.

9,0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s