Leon S. Kennedy acabou com o Resident Evil?

leon-malditosinvasores-re

[ARTIGO] Ainda que eu atravesse o vale da polemica e do ‘mimimi’, nada eu temerei, porque Jill está comigo.

A muito tempo eu venho pensando em motivos sólidos para apontar os reais defeitos nos novos games da franquia RE, tendo em vista que apontar gráficos, efeitos técnicos e narrativa não fariam muito sentido. Sempre fui um grande fã da franquia não pela temática e jogabilidade, mas sim pelo roteiro do game que mistura guerra industrial com suspense policial. Assim, com o passar dos anos o game fui percebendo que isso mais e mais estava se afastando da franquia e que um personagem levou tudo para esse caminho; sendo ele Leon S. Kennedy.

Então, você deve estar pensando: “Porque esse ódio todo meu jovem?”. E eu te explico com uma não tão bela historia.

Como você deve saber, a franquia RE – assim como muitas outras franquias – possui “Spin-Off” um deles em particular se chama Resident Evil: Gaiden, nos eventos retratados nesse game o personagem Leon S. Kennedy é infectado por um vírus de uma criatura chamada B.O.W, que mais tarde é desconsiderado na franquia, mas que acabou sendo usado na versão 3.5 de Resident evil que acabou se tornando o famoso Resident Evil 4.

O grande problema dessa confusão toda é que até hoje não ficou muito claro o nível de aptidão física do personagem, apesar de ser magro e não muito forte ele consegue facilmente combater personagens muito mais preparados como Chris Redfield e ainda por cima vencer um Mercenário (e ex-agente especial) Jack Krauser.

O que perto dos seguintes fatos é fichinha. Leon forçou a série a tomar um caminho totalmente diferente e não estou falando da ação (isso já era um caminho natural), com ele surgiu todo um novo direcionamento para o “Bio-Terrorismo” e o horror do jogo foi cada vez mais diminuindo enquanto que o survival foi ganhando mais força. O que acabou culminando no fatídico Resident Evil 4.

De certo modo o game perdeu todas as suas características de Survival Horror para explorar mais o lado ação junto ao personagem, que em RE4 se tornou um agente especial (ao maior estilo Jack Bauer) e sendo direcionado mais para o lado da investigação crinal. Muito até interpretam os mais recentes jogos como sequencias de ação com o plano de fundo pautado no horror, o que não é lá uma interpretação muito errada.

screenshot-2012-04-06_17-28-17

E para piorar mais ainda tudo isso, ainda temos o detalhes sobre o que ele agrega a franquia como é o caso da Ada Wong, personagem que muitas vezes é apenas abordada na série sobre o ponto de vista do personagem. Claro, isso nada mais é que um interesse amoroso incluído no roteiro, mas será realmente apenas isso? A personagem é uma espia, área em que os roteiristas do games resolveram não explorar, mas que mais tarde acabou sendo maximamente incluída em novos jogos. Assim ele tornou o jogo mais “furtivo”e levantou todo o fundo politico nas tramas do game. Coisa que em Resident Evil é o que menos importa.

Outro ponto a ser levantado, o principal de todos. Enquanto os personagens principais da franquia (Jill, Chris e Barry) são apenas pessoas normais lutando por suas vidas, Leon em RE4 e muitos outros games é quase uma semideus. Seus reflexos são mais apurados ele é mais resistente, quase um Batman do mundo dos games (o que nem de longe é um elogio). Em seu PRIMEIRO dia como policial enfrentou um apocalipse zumbi e nem ao menos precisou de terapia ou cuidados especiais, sendo um dos poucos que não se lembra do evento como “o dia em que quase morri”.

Bem, para o momento esses são todos os meus argumentos meritíssimo. As provas foram mostradas e o argumentos foram debatidos, espero que os jurados cheguem a uma decisão sensata e o individuo seja condenado a sair da franquia. Sem mais para o momento meritíssimo e espectadores!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s