E essa “Iron Heart”, ai?

coraçãodewtf-malditosinvasores

[ARTIGO] Hora de conversarmos sobre uma das ultimas piores ideias da Marvel Comics.

Antes de tudo, devo comentar que sou um avido leitor das aventuras do ferroso e até mesmo fiquei muito surpreso quando algum tempo depois de iniciar minha coleção de HQ’s do personagem; começaram a ser divulgadas as primeiras noticias sobre Homem De Ferro (2008). Então, quero deixar bem claro o meu posicionamento – de inicio – sobre o personagem.

Mesmo sendo muito “inconveniente” ter de me policiar comentando que tenho diversos personagens negros na minha coleção de grandes heróis e sendo eles tanto da Marvel Comics (Blade, Tempestade e Luke Cage/Powerman) quanto da DC Comics (Super-Choque, Vixen e Lanterna Verde/John Stewart), espero assim evitar comentários estúpidos e dé certas tipos de pessoas que andam povoando a rede brasileira de computadores nós últimos tempos.

Prólogo

Para falar do presente, nada melhor do que voltarmos ao passado. Depois da ultima mega-saga da Marvel Comics, que foi intitulada Guerras Secretas, o seu principal universo (616) acabou passando por uma enorme reformulação e a editora passou a apostar em “novas ideias” que acabaram resultando em HQ’s como Miss Marvel (Kamala Khan), She-Thor (Jane Foster) e também a pessoa que será alvo de minhas criticas hoje Iron Heart (Riri Williams).

Alguns dessas revistas foram recebidas muito bem pelos leitores e até mesmo foram elogiadas pela criticas, o que acabou sendo o caso da nova Miss Marvel. Mas, outras acabaram sendo o motivo de mais uma grande quantidade de leitores resolverem se afastar da editora por tempo indeterminado.

Algumas das ideias que os editores chefes da Marvel Comics colocaram em pratica foram muito “compreensíveis” por conta do problema que é desenvolver um personagem que já possui mais de 40 anos de estrada é que não pode se aposentar para sempre (em algum lugar lá fora, um Capitão entendeu essa referencia) por motivos de ganancia empresarial, por parte também sendo culpa de maus roteiristas que não sabem presentear os personagens com finais dignos de sua cronologia.

Episódio

Depois das recentes “novas ideias” terem sido aprovadas e aplicadas nas fases atuais, muitas revistas ficaram com um tom que gosto de chamar de “Tumblr” (rede social adotada por muitos daqueles que defendem a chamada “diversidade”). Algo que pode ser entendido como uma obrigação empresarial de ser POLITICAMENTE CORRETO para agradar e lucrar em cima das minorias dos EUA juntamente com os “movimentos sociais” que também estão causando dores de cabeças terríveis para os habitantes da terra do Tio Sam.

Com isso em mente, a editora optou por fazes mudanças de gênero, raça e credo em algumas revistas – como comentei anteriormente – para em uma manobra comercial obter ganhos muito mais altos mesmo que isso acaba por custas alguns meses de cronologia dos maiores e principais personagens da editora.

Para se ter uma ideia do quão louco foi essa repentina tomada do politicamente correto dentro da editora. Personagens que nunca foram do primeiro escalão (e que também nunca deram certo comercialmente) da editora passaram a desempenha papel principal nos historias e até mesmo a bater de frente com os figurões do primeiro escalão; como foi o caso da ridícula Guerra Civil II, onde Capitã Marvel – que na verdade é sargento – iniciou uma grande rixa com o Homem de Ferro – que por sua vez sempre foi truta forte da moça – por alguma canastrice editorial ao mesmo tempo que do outro lado da sala, eles estavam executando diversos mutantes para que eles fossem substituídos por Inumanos por conta de problemas de contrato com o estúdio de cinema 20th Century Fox onde à Walt Disney Company proibiu a Marvel Comics (sua propriedade) de fazer qualquer tipo de uso dos personagens mutantes para não acabar “promovendo” o estúdio de cinema rival.

Então, eis que no meio dessa da po&%@ toda surge a personagem Iron Heart

homem-de-ferro-mulher-negra-011

A primeira coisa a se comentar sobre o assunto, até mesmo para iluminar a cabeça dos fãs mais leigos, é que a Marvel Comics já possui uma “mulher de ferro” e ela se chama Resgate (Pepper Potts). Sendo até mesmo apresentada no ultimo filme do Homem de Ferro (Iron Man 3) e que poderia ser muito bem aproveitada em um titulo solo da própria utilizando o titulo “Homem de Ferro” sem problema algum  – sendo ela parte importante da cronologia do ferroso – e até mesmo já sendo conhecida pelo publico de cinema que se interessaria por consumir um novo titulo com protagonista feminina.

Segundo, quando você tem uma personagem negra e de black power na capa de uma dos principais personagens da editora, fica bem claro que você está aplicando um belo golpe de marketing na industria e ao mesmo tempo blindando o seu personagem de qualquer tipo de critica negativa. O que acabei por presenciar em diversos fóruns e áreas de discussão em sites gringos onde o publico evitava de comentar sobre o assunto e aqueles que comentavam eram massivamente atacados sem dó nem piedade por indivíduos que passaram a ser conhecidos por “Social Justice Warrior’s” (termo que apenas por ser citado aqui já vai render um aumento de 40% nos acessos na publicação).

ironheart-610x468

Mas amiguinho, se você acha que a campanha de marketing para por ai, você está muito enganado. Eles até mesmo colocaram ela como uma “gênio da ciência que entrou no MIT aos 15 anos”. Ou seja, eles basicamente estão impondo um personagem que será superior ao antigo por medo de fazer com que ela tenha menos atributos intelectuais que o protagonista principal para escapar do tão clássico comentário “isso é racismo”. Até mesmo já podemos esperar algum tipo de prova de fogo onde a personagem vai se mostrar melhor que Tony Stark para mostrar o quanto a figura feminina e forte dentro da editora ou qualquer tipo de besteira desse tipo.

Êxodo

A partir de tudo que foi debatido aqui, espero ter clareado as ideias dos que estão perdidos com a mudança, o porque dela está ocorrendo e ao mesmo tempo exposto minha opinião sobre o assunto. Não creio que isso vá durar (rezo para que não), mas tendo em vista situação da cronologia marvel a este ponto, logo mais vamos ter diversas outras mudanças que podem apagar personagens ou até mesmo uma enorme reboot que vem se montando através dos anos cada vez mais rápido.

E não se esqueçam amigos, se você não gosta de algo. A melhor forma de demonstrar isso é não consumindo nada relativo a ele.

Anúncios

Um comentário em “E essa “Iron Heart”, ai?

  1. nesse tempos sombrios do homem de ferro faz pensar se devemos comprar quadrinhos da iron hert por ser um jeito de destruir o personag
    em tam interesante que acampanhamos por todo esse tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s